Puedes traduccir este sítio. Es solo eligir el idioma abajo.
You can to translater this website. Just choose your language below.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Porque o mês 12 se chama DEZembro? E o mês 11 se chama NOVembro? Curiosidades sobre nosso calendário.

Porque o mês 12 se chama DEZembro? E o mês 11 se chama NOVembro?


Há muitas curiosidades que envolvem os nomes e a história do nosso calendário. Por esse motivo, iremos aprender um pouco sobre isso, aqui, no InfoTudo.
 O nosso calendário teve origem no Império Romano  que começou a ser contado a partir da suposta data do nascimento de Jesus Cristo. Bem, isso muitos já sabem. Mas por que os meses têm esses nomes? Pra saber isso, vamos voltar no tempo.
Primeiro você deve saber que o mês de Fevereiro era o último, e Janeiro o penúltimo (Dia 1 de Março era o primeiro dia do ano).Antes  de Janeiro, vinha o mês 10 chamado DEZembro, o mês 9 se chamava NOVembro, o 8 OUTubro, o 7 SETembro (Isso responde a pergunta feita no início). Por sua vez,  os meses 5 e 6 se chamavam Quintilis e Sextilis, e não Julho e Agosto como os conhecemos.  
Toda a mudança começou quando Júlio César ,o primeiro imperador de Roma, quis que os meses de Janeiro e Fevereiro começassem o ano.  E assim foi! Séculos depois, os meses 5 e 6 receberam nomes em homenagem ao primeiro e segundo imperadores romanos, Julho (Júlio César) Agosto (Augusto César).
Os meses de Janeiro à Junho, também foram homenagens, mas à Astros e Deuses Greco-Romanos. Segue abaixo seus significados:

Janeiro= Januarios = De Janus, deus protetor dos lares.
Fevereiro= Februarios = De Februus, que significa purificação. Um ritual que era feito para a passagem do ano (Lembrando que este era o último mês do calendário).
Março= Martius= De Marte, deus da guerra.
Abril= Aprilis= De Aprofidites (Afrodite) deusa do amor e sexo.
Maio= Majus= Homenagem a Maia, deusa vinda de Atlântida.
Junho= Junius= Dedicatória a Juno, esposa de Zeus.

Os dias da semana também eram homenagem à astros e divindades, como no Inglês Sunday (Dia do Sol, nosso Domingo) e Espanhol Miércoles (Dia de Mercúrio, nossa Quarta-Feira). Por esse motivo o bispo português, Martinho de Braga, fez com que, pelo menos os dias antes da Semana Santa mudassem de nome, sendo como são até hoje, durante todo o ano, em todos os países de Língua Portuguesa. Ainda vale ressaltar que o nome feira tem origem no Latim “Feria” que significa, descanso (Por que esses dias eram de ‘férias’ ou feriado Cristão) .  

O sétimo dia da semana também significa descanso, mas vem do Hebraico “Shabat” que deu origem ao Sábado. E o Domingo é o “Dominicus Dies” ou Dia do Senhor, nomeado assim, pelo Imperador Romano, Constantino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário