Puedes traduccir este sítio. Es solo eligir el idioma abajo.
You can to translater this website. Just choose your language below.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DE ONDE VEIO O NOSSO ALFABETO?






Certa vez, uma garota que estudava no Ensino Fundamental do Município onde moro (Itambé-PE), perguntou à sua professora: “Por que a letra ‘i’ tem um pontinho e as outras não?”.
A professora teve uma incrível reação ficando irritada com a indagação da garotinha, e nem mesmo respondeu ao questionamento. Talvez a docente tenha se enfurecido por não saber a resposta para a inteligente pergunta a qual, provavelmente, ela nunca se tenha feito.
A Grafologia, a Linguística, a Arqueologia entre outras ciências, estão incumbidas de analisar e estudar a evolução e a história da escrita e dos alfabetos. E é através delas que muito já se sabe sobre nossos sistemas de escrita. E nesta matéria, aprenderemos um pouco sobre.
A escrita surgiu há cerca de 30.000 mil anos, quando o homem sentiu “necessidade” de registrar os acontecimentos.  Mas só 24.000 anos depois a escrita tornou-se mais parecida a nossa, surgindo na Mesopotâmia a escrita Cuneiforme (Em forma de cunha). Séculos depois, os povos Egípcios, Cananeus e Fenícios (Desses, veio o alfabeto moderno), desenvolveram também formas de grafia (registro), principalmente os Egípcios, por verem que era uma ótima ferramenta para ajudar na contabilidade. Eles tinham três maneiras de escrever que se denominam Escritas Hieroglífica, Hierática e Demótica. Cananeus e Fenícios também criaram sua escrita tornando o sistema mais simples comparado ao modo Egípcio, a partir da criação do Alfabeto.
Os maiores exemplos disso foram os alfabetos Fenício que deu origem ao Grego, e o Hebreu, no  qual foi escrito o Velho Testamento e também existe até os dias atuais e é usada por Judeus Ortodoxos como escrita sagrada e em Israel como escrita oficial .
Foi da escrita desses povos que surgiu nossas letras e fonemas. O “A” tem origem na letra Hebraica Aleph (Boi) que em seu principio era escrita como a cabeça de um boi. O “M” nasceu no Hieróglifo ‘Mu’ que era o desenho de uma coruja. O “T” vem também do Hieróglifo em que ‘Tet’ tinha o formato de pão, assim como ‘Net’ tinha o formato de ondas e hoje é nosso “N”.
Já para a pergunta da garotinha citada no início do texto, a resposta é que no Latim era comum haver palavras escritas com “ii” ou “Duplo i”, e o seu ‘pingo’ ou ponto, foi colocado para que “ii” não mais se confundisse com “u” como muito acontecia. O mesmo acontece para outros acentos existentes ainda nos dias de hoje.

Para concluir, vale ressaltar que o nosso Alfabeto Latino teve origem no Alfabeto Grego,sobre o qual , em John Man “A História do Alfabeto”, pude entender que Foi a maneira inteligente com a qual se espalhou o império de Alexandre o Grande difundindo a Filosofia, Folclore, Religião e Grega por Império até muito depois da Ascensão do Império Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário