Puedes traduccir este sítio. Es solo eligir el idioma abajo.
You can to translater this website. Just choose your language below.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

VOCÊ CONHECE ESSE ROSTO?

Quem nunca teve uma desta nas mãos? Ao menos no valor de 2 Reais. Pois mesmo tento-as todos os dias e sendo dependentes dela, provavelmente você não as conhece bem.  
Elas fazem parte do nosso dia-dia desde 1994, sendo 21 anos entre nós. Mas você já se perguntou quem é a pessoa estampada em todas as cédulas de nossa moeda, e em algumas moedas de metal também? Pois bem, já que nunca se perguntou, ou não obteve a resposta, talvez este artigo te surpreenda.
Tudo começa em 1717, em 24 de Junho, para ser mais exato. Na Inglaterra surgia a Maçonaria atual. Junto ao movimento iluminista, a Maçonaria alcançou o poder através da Revolução Francesa. Logo após isso, tomaram como símbolo de Liberdade, Igualdade e Fraternidade uma mulher que se tornou alegoria da República Francesa.
No século XVIII havia dois nomes muito populares na França, Maria e Ana. Isso trouxe a ideia de realizar a junção dos dois nomes e assim chamar a mulher, símbolo da República Francesa. Assim surgiu Mariane, a “Mãe Pátria”.
O rosto de Mariane está espalhado por todo o mundo. O mais famoso está em Nova Iorque, na Ilha da Liberdade, e se chama “A Estátua da Liberdade” (Presente da França aos EUA dado em 28 de outubro de 1886). Sim! A pessoa das cédulas do Real é a mesma Estátua da Liberdade.
Pois é, meu caro leitor. Desculpe-me se o desapontei, e se você acreditava que esse rosto é de um imperador romano.

No entanto, para encerrar, deixo uma dúvida que eu tenho. Por que um símbolo Maçom estaria estampado em todas as cédulas e em quase todas as nossas moedas? O Brasil não foi colonizado por franceses, mas alguns de seus líderes eram maçons, como Dom Pedro I e o primeiro Presidente da República, o Marechal Deodoro da Fonseca. Fazem parte dessa sociedade, os nossos líderes?


E você, por que acha que Mariane está estampada em nossa moeda?


Nenhum comentário:

Postar um comentário