Puedes traduccir este sítio. Es solo eligir el idioma abajo.
You can to translater this website. Just choose your language below.

domingo, 12 de abril de 2015

A MÚSICA E SEU CÉREBRO

Sabe aquele momento em você está escutando uma música e de repente ela te causa calafrios? Ou então aquele fundo musical que te faz chorar? Pois bem, nesse artigo veremos por que a música nos causa esses tipos de reações e entenderemos as respostas dadas pelo nosso corpo.
É comum em nosso dia-dia sermos pegos despercebidos nos “balançando” quando expostos a um ritmo irresistível. Ou até mesmo, por os fones de ouvido e relaxar ao som da nossa banda favorita. Mas, você já se perguntou por que isso nos ocorre? Ou por que até mesmo uma criança que ainda está aprendendo a andar, se balança ao capitar as vibrações sonoras emitidas por um ritmo.
Parece ser algo natural, e sem dúvidas é. A influência que a música exerce em nosso sistema neurológico é natural e automático, dando evidência disso desde os nossos primeiros passos.
A Neurociência (Ciência que estuda a estrutura, reações e funções do sistema nervoso) é a responsável por explicar esses fenômenos realizando estudos através de tomografias que mostram as áreas ativadas por cada tipo de frequência, sendo cada uma destas áreas, responsáveis por diferentes emoções.
Emoções mais básicas como: Alegria, tristeza, medo, raiva e apego; podem ser facilmente estimulados em nossas mentes através das vibrações sonoras quando estas provocam reações químicas em nosso cérebro, fazendo-o produzir elementos neurotransmissores que são incumbidos de transformar os estímulos em emoções.
Sabendo disso, você poderá usar sua “play list” para criar emoções em si mesmo a partir de algumas músicas que, cientificamente comprovadas, são capazes de produzir reações em nossos cérebros.

Abaixo uma lista de músicas e suas respectivas reações:

Alegria: Thunder Road; Bruce Springsteen.
               Layla; Derek and Dominos.
               Billie Jean; Michael Jackson.

Calma: The Splendour; Panta du Prince.
              Every Beath You Take, The Police.

Criatividade: As quatro estações; Vivaldi.
                       The power of the dream; Celine Dion.
                       It’s my life; Bon Jovi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário